Tradição familiar

O 1º Administrador do Concelho
.
"No dia 5 de Outubro de 1910, quando surgiu a República, apareceram 24 republicanos no Fundão - mas na véspera havia um apenas: José da Conceição Delgado Leal"
(relato do Dr. Belarmino Barata, no Jornal do Fundão)
.
Pois o único republicano fundanense em tempos de monarquia era o meu avô José da Conceição Delgado Leal.
E ele foi o primeiro Administrador do Concelho, na nova república - e por muitos anos.
Aí está (foto ao lado) um documento assinado por ele.
Vem de longe a devoção da família pela causa pública, ao serviço do concelho...
..
.....
.
Na foto, o avô Leal com uma das irmãs, a minha tia Celeste, nome que viria a dar à minha mãe, a sua 2ª filha .
.
O meu irmão mais novo é o mais próximo deste avô, em todos os sentidos - físicos, intelectuais e morais.
.
Vamos ver se o futuro lhe dá essa missão também, de administrar o seu Concelho.
.
.

2 comentários:

nuno medon disse...

Olá! Esses documentos são raros, hoje em dia. Eu tenho uma fotocópia do bilhete de identidade do meu falecido avô do Porto e é desse género também, se bem que isso é licença de porte de arma. Agora já sei o que quer dizer o L do MSLS..Espero que estejas bem! estou bem. beijos

nuno medon disse...

Esta foto ainda não a tinha visto! está linda! beijos.