Agosto

O mês de Agosto é o mês da minha mãe.
É tempo de muito calor no Fundão e a minha casa, por estar perto do mar, é mais fresca. Assim, vem passar esse período comigo, para mudar de ares e dar férias às suas empregadas.
Muitos anos e pouca saúde debilitaram-na e está muito dependente, mas continua cheia de classe!
Deixou de usar os seus brincos, colares e anéis. Já não quer usar baton ou verniz.
Quer uma roupa fácil de vestir e macia junto à pele, de resto não tem preferência.
Vive de lembranças, muitas lembranças, pois a sua memória continua jovem. As lágrimas são frequentes... viver da atenção e cuidado dos outros, não permite pensar no futuro e isso deve doer!

2 comentários:

Eduarda Henriques disse...

Gostei muito do "Retrato de Família".
Deve ter sido, realmente, um dia "UNICO" para todos.Algo de muito epecial a "saborear"ao longo dos anos.
Desejo que esteja recuperada de todos esses reveses.
Um beijinho.
m.e.

Anónimo disse...

Um dia a tia Celeste perguntou-me se me lembrava do TiTó e da quinta... fiquei muito surpreendido com a pergunta. Porque se saudades maiores tenho da minha infância, são dos tempos passados na Quinta do Fundão.
beijos,

Rui Pinheiro