Três estações num fim de semana

"O clima está a mudar" é a frase que se ouve a toda a hora e parece que ninguém pára para pensar no significado do que diz.
Na sexta feira estava um frio de morrer. Tiritava nos corredores de cada vez que saía do gabinete. Encolhia os ombros e caminhava depressa para evitar o frio.
Um arzinho gelado cortava-me os rins e deixava-me sem vontade de me levantar da cadeira, onde tostava as canelas no aquecedor.
No sábado, acordei e pensei que o melhor seria ficar em casa e ver um filme, ler um pouco, escrever qualquer coisita, já que o frio me deixa sem vontade de pôr o nariz na rua. Mas não.
Estava um sol maravilhoso, um dia brilhante e quente como poucos na Primavera.
Fui às compras e como não me apetecia voltar para casa, passei pela praia.
O mar estava calmo, com ondas lânguidas que se espreguiçavam na areia entre bocejos suaves. O Sol abria as cores no horizonte e o Céu estava mais azul que nunca.
Regressei com pena de deixar para trás aquele mar e aquele céu pois queria abrir as janelas e encher a minha casa com a energia tão revigorante que aquele calor trazia.
Domingo, mal acordei, pensei ir fazer jardinagem.
Levantei-me entusiasmada com a ideia, já que não fazia nada no jardim há muitos fins de semana.
Mas um ping ping fez-me parar e aguçar o ouvido, de pé, à beira da cama.
Seria mesmo o que eu pensava?
A chuva batia na varanda com uma persistência cadenciada e o sol voltara a desaparecer atrás da cortina cerrada de nuvens.
Passei o dia a podar as roseiras e a fugir das pancadas de água com que era brindada volta e meia. Mudei de roupa por duas vezes e só desisti por ter terminado a poda, pois o esforço não me deixava sentir frio. Também temia ficar doente quando uns pingos mais grossos me acertavam e faziam arrepiar.
Na 6ª feira fora Inverno. No sábado reinara a Primavera. No Domingo lá estava o Outono!

1 comentário:

nuno medon disse...

Olá! Realmente tens razão! Esteve um lindo fim de semana! Aqui, pelo Porto têm estado uns lindos dias. Daqui a um bocado vou a Bragança com o meu ex-patrão. Ele ligou-me p ver se eu queria ir com ele. Beijos e um bom trabalho!