vanda


Foi colocada uma secretária junto à minha, enquanto não houve um gabinete disponivel para a nova colega que acabava de chegar.

Era novíssima, tanto no serviço, como na idade.

Ficava todo o dia quietinha, a estudar os processos, a fazer as fichas, a organizar todos os papéis que achava serem importantes para guardar e consultar a qualquer momento.

Não era faladora, não fumava e sorria muito. Eu fiquei satisfeita porque, habituada a estar sozinha, temia uma companheira de gabinete que viesse alterar as minhas rotinas.

Mas para a sua idade era sossegada demais...

A pouco e pouco fui podendo conhecê-la e verificar que aquele sossego todo, não era mais do que medo do meu mau feitio! Tinham-na avisado e ela ficara intimidada. Não queria problemas, estava no princípio da carreira e só queria aprender e trabalhar em sossego.

Hoje rimo-nos disso... Para os especialistas em mexericos e boatos, também ela já tem mau feitio.

Não gostava de música clássica, mas ouvia os discos que eu escolhia para trabalhar, sem dar um ai... só uns suspiros. E eu pensava que também era fan de Mozart.

Depois de me conhecer, começou a descontrair e a mostrar a sua juventude, a sua alegria, o seu talento para contar anedotas,( a do fanhoso...ai meu jasusinho!) para fazer rir o mais sisudo com as suas imitações.
Apesar de ter metade da minha idade, partilhamos muitos gostos e ideias.

Tem sido minha filha, minha irmã, minha professora, minha mãe e minha amiga. Confiei-lhe os meus segredos, recebi atenção para os meus problemas, compreensão para os meus erros, apoio para os meus projectos, esperança para os meus sonhos.

A amizade cresceu e solidificou-se.

Tive medo que ela fosse dispensada quando terminou o primeiro contrato. Não queria perder a minha colega, amiga e confidente.

Licenciou-se, fez pos-graduação e está a meio do mestrado... mas continua na expectativa de ser dispensada.

Já terminou mais 5 ou 6 contratos sem ter férias e o seu subsídio, sem o 13º mês, sem direito a estar doente. Igual, só nas funções que desempenha. Apesar disso, continua cheia de entusiasmo e a adorar o que faz. Revejo nela, muito do que eu fui.

Custa a acreditar que em breve vai casar, ter filhotes e que um dia também será avó, como eu.

1 comentário:

Luíza Frazão disse...

Suzete, tens toda a razão, a Vanda é um doce, uma excelente profissional e conta histórias muito bem. Vai casar brevemente, ao que me constou. Para o caso de ela chegar a ler este comentário, vou desejar-lhe já aqui e agora muita felicidade e tudo o que se costuma desejar nestas alturas, tal como prosperidade, o número de criancinhas que for mais conveniente e assim.
Abraço para ambas da Luíza