Dia da árvore.


Hoje é o dia da árvore.
Da árvore que pede socorro, que grita por ajuda.
Esquecemos o quanto dependemos dela para viver.
É o oxigénio que respiramos, a chuva que nos traz alimento, a sombra que nos conforta, os frutos que nos deliciam, a madeira que nos serve, a beleza que nos inspira.
É âncora, tecto, leito, equilíbrio.
Lutar para salvar a Natureza é lutar para nos salvarmos.
O fogo, o desmatamento, todos os abusos, por maldade ou ganância, ferem a cada minuto a Natureza. Proteger a árvore, é proteger os nossos filhos, os nossos netos.
Quis uma árvore para adoptar.
Gosto de todas, de todas mesmo, mas uma das minhas preferidas é o Castanheiro. Acho-o uma árvore imponente e muito bela. Quando se veste de flor, é luxuosa. Quando se enche de frutos, é exótica. Quando se despe da folhagem, etérea. Quando morre, magestosa.
Mas as suas raízes são fortes como braços e poderiam estragar a casa.
Depois pensei na Oliveira, maternal e eterna (em Israel há Oliveiras com 2500 anos). Também rondei a Laranjeira, por ser muito delicada e perfumada, o Eucalipto, elegante como um jovem cavaleiro, a belíssima Cameleira, a generosa Cerejeira, a carismática Ginkgo biloba.
Por fim, resolvi adoptar a Ginkgo, árvore japonesa, alta e esguia, que toma 2 tonalidades distintas no Verão e no Outono.
A sua folha bilobada é subtil e resistente ao mesmo tempo.
Dizem que foi a primeira árvore da Terra e que existe há mais de 2 milhões de anos. Por isso é chamada de fóssil vivo.
É muito usada como medicamento para a memória, por facilitar a oxigenação do cérebro. É um bom vaso-dilatador e antioxidante.
Significa paz e longevidade por ter sido a única a renascer em Hiroshima depois da bomba atómica.
A sua casca rugosa tem dois tons de cinza, um mais escuro e outro mais claro na parte mais exposta ao Sol. O fruto pequeno, surge em molhos como as cerejas, é prateado, tomando os tons esverdeados da árvore.
Plantei-a no meu pequeno jardim há 5 anos e todos os Verões alberga dois ninhos, que pequenos passaritos reconstroem para esperar os seus filhotes.
Não sei se fui eu que a adoptei, se foi ela que me adoptou a mim, velando pela minha casa serenamente.
Tenho veneração por ela.
No dia da árvore desejo que muitas sejam plantadas, poucas cortadas e todas, todas respeitadas como braços da Natureza e nossas aliadas.

2 comentários:

nuno medon disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
nuno medon disse...

olá! Foi o Funeral de um comentário, mas outro comentário Nasce: Sem dúvida que as árvores nos dão muita alegria. Embelezam a Paisagem, consolam-nos o olhar e dão-nos sombra e oxigénio, acho... Do Dia da Árvore, recordo-me de um episódio marcante. Andava eu na terceira ou quarta classe e tinha uma professora má, como as cobras. Nesse dia, estavam todas as turmas, no jardim, a comemorar este dia, a divertirem-se e a professora não nos deixou sair e obrigou-nos a ficar na sala ( tivemos aula, nessa hora ), enquanto nós víamos, os outros míudos, alegres e contentes. beijos e uma boa noite. Estou no Msn.. um abraço e obrigado por tudo!