Natal...que significado?

O Natal já passou e o Ano Novo já está aí mesmo à porta.
A corrida às lojas encheram as ruas e os centros comerciais. Muito dinheiro se gastou em prendas, em doces, em alimentos fora do habitual. Muito se estragou. Tudo em nome do Natal!
No entanto pouco se fala já do motivo da festa que fazemos-do nascimento de Jesus. Passaram a ser feitas árvores com fitas e bolas de cores brilhantes em vez de presépios com modestos pastores e a Família Sagrada em estábulo escuro e pobre. Abrem-se presentes, em vez de se ir à Missa do Galo.Compram-se lampreias de ovos em vez de se tenderem as filhós de massa finta.
Muito se gasta em lampadas e enfeites para as ruas de todas as cidades. Rolos e rolos de papel de embrulho colorido e fitas sedosas aparecem à venda por todo o lado e desaparecem rapidamente nos primeiros dias de Dezembro.
Fazem-se listas de tudo - de pessoas a convidar, de presentes a escolher, de comidas para fazer, de roupas para estrear - como se o esquecimento do mais pequeno pormenor estragasse tão importante festa.
Emprega-se a palavra Natal a torto e a direito.
Mas continua a imperar na vida do homem a inveja, o ódio, a má vontade, o egoísmo, a vaidade, a prepotência, a incompreensão, a mentira, a violência, a maldade...
Não é lembrada a mensagem de Jesus, apenas crescem os interesses de cada um para alimentar o desejo de poder, de ser, de parecer.
Quando voltará a palavra Natal a ser usada no seu verdadeiro significado?

Sem comentários: