Hey...



Parem! Parem todas as crianças que brincam no recreio da escola em algazarra e correrias. As que vivem nas terras do frio e brincam no gelo com patins brancos de lâmina brilhante.
As que estudam nas escolas sem paredes, sem cadeiras, sem livros… e que aprendem as letras e os números com coragem, para amanhã tornarem a África mais justa. Parem as crianças que têm a pele queimada do Sol e que enterram os pés descalços na areia fofa das praias das ilhas distantes, com palmeiras quietas rasgando o céu e ouçam o que venho anunciar.
Ouçam bailarinas! Desliguem a música que as faz rodopiar e venham ouvir. Tragam as fadas de asinhas transparentes, as bruxinhas de chapéu em bico, os bonecos dos desenhos animados e as chiquititas…

Do circo já estão a chegar os palhaços, os trapezistas, os acrobatas, os póneis e as focas. Do cinema virá o Charlot, o Pamplinas, a Barbie e o Nemo.

Da televisão , a Dora, o Nody e o Dartacão.
Lá vêem todos os livros de histórias de aventuras, de adormecer, de encantar, com as letras em filinha e as figuras de aguarelas coloridas a acompanhar.
Parem os riachos que correm para os rios e os rios que correm para o mar. Pare o mar de ondular os cabelos das sereias e fazer bolhinhas de espuma na praia dourada.

Hey! Esperem nuvens apressadas feitas de algodão doce, não fujam, tenho uma coisa importante para contar.
E vocês também, estrelas brilhantes que enfeitam de luzes o céu tão grande, tão profundo, tão alto, tão distante.
Espera Sol, tu que fazes com que a Lua se encha de luar. Ouve o que eu vou dizer.
Abram-se flores e perfumem a novidade que eu vou anunciar. As vermelhas, as amarelas, as azuis… Também as lilases, as roxas e as rosadas. Perfumem o ar que é dia de festa.

Venham as árvores, mesmo as mais frondosas para poderem ajudar as mais pequenas e envergonhadas. Tragam os pássaros e os ninhos, as lagartas e os répteis, os esquilos e os saguis. As que viverem nas matas distantes, tragam os leões e os leopardos, o elefante e o bisonte, a gazela e o rinoceronte.
Dos desertos venham as areias escaldantes e o oásis.
Das montanhas venham as pedras negras dos vulcões, o eco e a cascata.
Anda arco-íris e veste as cores que realizam os sonhos.
Que não fique ninguém por ouvir a notícia que tenho para dar.
Quero flores, pássaros, música e perfumes, quero doces e serpentinas, histórias e brincadeiras.
Quero tudo, tudo o que a Terra tem de melhor.
Estão preparados?
Vamos juntar-nos e em coro bem afinado cantar o Parabéns a você…
Já adivinharam?
Hoje é o dia do aniversário da Francisca.


Vá lá, toooooodos…





Parabéns Francisca.


Sem comentários: